encerramento projeto da oela esporte educacional e sustentabilidade

Projeto da OELA Esporte educacional e sustentabilidade encerrou nesta sexta, (13), em Manaus.

By
doação

Nesta sexta-feria, (13), aconteceu na Escola municipal Nova vida, no bairro Mauazinho, o evento de encerramento do Projeto da OELA Esporte educacional e sustentabilidade com patrocínio da Petrobras.

O momento foi especial para a comunidade e para os profissionais envolvidos diretamente com o projeto, além de alunos, professores, crianças e adolescentes, que puderam acompanhar os resultados relativo aos dois anos de execução das atividades, como, esportes coletivos, remo, taekwondo, educação básica e ações do psicossocial.

Foi uma manhã de emoções, onde as crianças e adolescentes participantes do projeto puderam apresentar para os pais e presentes, as atividades de jogos queimada, demonstração de luta através do taekwondo, dança e atividades lúdicas com atividade física, além de sorteios e lanche.

Erimara, moradora da comunidade, e mãe do adolescente João Messias de 12 anos, falou da importância das ações do projeto para a vida do filho, que é autista e participou da modalidade Taekwondo “O professor acolheu ele no modo inclusão, e tem um ano que ele quis participar e eu achei interessante pra ele interagir com os outros coleguinhas, e foi uma surpresa pra mim porque ele gostou muito de participar”. Destaca Erimara.

O Projeto esporte educacional e sustentabilidade foi fundamental na questão do comportamento, tanto na escola como em casa, afirma ainda Erimara. “A concentração em casa melhorou bastante e o controle das crises que diminuiu também”. Afirma.

Os números do projeto

Patrocinado pela Petrobras desde 2018, o Projeto Esporte educacional e sustentabilidade fez 415 atendimentos diretos e 2.781 indiretos, trazendo benefícios para a comunidade do Mauazinho, vila da felicidade, Jardim Mauá e Parque Mauá. Por conta das atividades realizadas foi perceptível a mudança de comportamento das crianças sobre sociedade, meio ambiente, estudos e convívio em família.

Na ocasião foram distribuídos folders com as informações das ações realizadas, bem como foram expostos banners com os resultado e atividades.

E já está disponível uma edição impressa e digital da Revista do Projeto Educacional esporte e sustentabilidade, onde o leitor vai poder acompanhar, linha do tempo, atividades realizadas com bastante fotos e dados de todas as ações, para baixar a edição digital acesse o LINK

Uma comunidade em transformação

Derilson Santos, Presidente da comunidade do bairro Mauazinho viu o projeto Esporte educacional e sustentabilidade como uma forma de amenizar os problemas sociais que as famílias vivem na região. “O projeto da Oela entrou nesta questão da ociosidade, a criança saía da escola e iam participar das ações, e foram centenas de crianças”. Destaca

O comunitário ainda lembrou que o grande problema do bairro e adjacências é a ociosidade que pode levar a alguns problemas sociais. “Fora do período escolar nós temos a questão de ociosidade, que a gente esta em uma comunidade que as pessoas vivem uma linha muito tênue que qualquer outra ação pode levar para um desvio de caráter principalmente para o cidadão infantil” Ressalta.

O Projeto Esporte Educacional e sustentabilidade trouxe para o bairro a esperança de futuro para crianças e adolescentes e suas famílias, pois despertou nos jovens uma possibilidade de vida melhor através do esporte e educação.

Júlio Cezar, Presidente da comunidade da Vila da Felicidade ressalta a importância de projetos sociais dentro do bairro. “Na verdade foi um sonho que a comunidade tinha, agora a gente só tem a agradecer a Petrobras, porque foi uma transformação, teve um antes durante e depois, nossa comunidade era muito carente de lazer para os jovens e crianças, tirando aquelas crianças que estavam em risco das mazelas dentro da comunidade e teve um despertar para o esporte”. Destaca.

Katiussia Souza, coordenadora do projeto finalizou agradecendo ao patrocinador Petrobras, e ainda a todos os colabores da OELA, parceiros, familiares, crianças e adolescentes, comunitários lembrando sempre da semente que o projeto deixa para todos. “Queremos ter a notícia de vocês entrando na faculdade, conseguindo um emprego, caminhando em busca de um futuro melhor”. Finalizou.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe!
doação

You may also like

doação